quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Unção, ensino e Bíblia - I João 2:27

“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.” (1 João‬ ‭2:27‬)

Não são poucos os que nos apresentam cotidianamente, alternativas de caminhos de vida, em termos religiosos, filosóficos, enfim. São caminhos apresentados tanto por quem caminha contra ou em paralelo a nós, quanto até por quem caminha institucionalmente ao nosso lado.

Porém, sabemos o caminho a seguir e isso não é fruto de apologética. Apologética é necessária a racionalistas, a quem precisa sustentar-se em provas, vivendo, portanto, por vista e não por fé. Não seguimos Jesus porque na Bíblia está escrito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao pai senão por mim" (Jesus). Ou "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Pedro). Isso seria fundamentar a fé em um livro, não em uma pessoa. A Bíblia é essencial, mas por causa da pessoa de Jesus.

O fundamentalismo teológico surgiu como contraponto ao iluminismo, na tentativa de racionalizar a experiência espiritual usando linguagem e metodologia científica. Não conseguiu, entretanto, produzir pessoas melhores - pelo contrário - do que as que seguem Jesus pelo sentido espiritual e existencial gerado pela fé e pela convicção interior, inclusive com base em observação exterior, de que seguir as atitudes de Jesus nos eleva como seres criados à imagem e semelhança de Deus. Sem desmerecer a importância do ensino das Escrituras para nossas vidas, ATÉ PORQUE SÃO ELAS QUE DE JESUS TESTIFICAM, é a unção que nos sustenta no caminho, diz João.

0 comentários: