sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Jesus, Igreja e Bíblia - I João 2:28

“Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda." (1 João‬ ‭2:28‬)

Há dois elementos da fé cristã que são extremamente essenciais: Igreja e Bíblia. A Igreja como resultado da missão de Jesus, como corpo do Cristo, como família de Deus, como comunidade do Espírito, como sinal e laboratório do Reino, enfim, e a Bíblia como inspirada por Deus para revelar o caminho de uma vida saudável ou santa, na linguagem sacerdotal ou eterna, na linguagem joanina, em Cristo Jesus.

Igreja e Bíblia são extremamente importantes no projeto divino, mas jamais a ponto de ter primazia sobre aquele que, por suas atitudes de serviço, humildade e obediência foi elevado acima de todo o nome, diante do qual "todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor". Pelo contrário, Igreja e Bíblia sempre deverão ser entendidas à luz da vida e ensinos de Jesus.

O foco de qualquer cristão é manter-se unido a Jesus, não somente em termos místicos, existenciais, mas especialmente pedagógicos, aprendendo diariamente com sua vida e ensinos e, a partir desses - vida e ensinos -, confrontando e avaliando a si mesmo e a realidade ao redor. Jesus, Igreja e Bíblia são, na prática, inseparáveis, mas o que faz toda diferença é o foco primeiro de nossa atenção: Jesus. Ele é o diferencial no aqui e agora, na qualidade de nossas relações com pessoas e coisas, e no porvir "diante dele na sua vinda".

0 comentários: