terça-feira, 1 de maio de 2012

30.04.12 - 8/100 dias de oração pelo Brasil. Dependência química, um desafio...

Desde os tempos mais antigos da humanidade o ser humano procura meios para eliminar suas dores.

Tanto é assim que nos conselhos para o Rei Lemuel, o autor do livro de Provérbios aconselha: "Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, vinho aos que estão angustiados; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza,
e não mais se lembrem da sua infelicidade." (Pv 31.6-7).

Outro exemplo disso é a narrativa de Mateus sobre a morte de Jesus: "Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira,e lhe deram para beber vinho misturado com fel; mas ele, depois de prová-lo, recusou-se a beber." (Mt. 27.33).

Portanto, o uso de drogas para aliviar as dores faz parte da cultura da humanidade.

Com a evolução do conhecimento químico e da medicina, o Estado passou a definir quais drogas poderiam ser usadas livremente, quais poderiam ser usadas mediante recomendação e acompanhamento médico e quais a fabricação e uso seriam proibidos.

A grande questão é que, com a evolução da tecnologia e a facilidade de fabricação de drogas cada vez mais potentes, elas passaram a ser usadas em larga escala visando o prazer pelo prazer e não somente para os caso de dores fisicas ou emocionais. E o que é pior, sem recomendação e acompanhamento médico e contrariando as leis do Estado.

O contrabando de drogas ilegais tornou-se um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente e, para mantê-lo, a violência o acompanha. Assim, além dos problemas decorrentes do uso irregular ou ilegal, ainda temos o efeito colateral negativo na vida da sociedade.

O uso de drogas legais e medicinais é uma bênção quando feito sob recomendação e acompanhamento médico sério ou uma maldição quando visa abafar as dores da nossa alma e é "receitado" por traficantes que agem na ilegalidade.

Ao orarmos pelos dependentes químicos, devemos nos lembrar que ele é, geralmente, ou uma pessoa imatura que iniciou apenas para experimentar, sem pensar nas consequências e tornou-se dependente ou uma pessoa enferma, frágil, incapaz de superar as angústias de sua alma, por isso recorre às drogas. Portanto, além de um trabalho sério de recuperação, um outro, de prevenção também deve ser desenvolvido por todos nós, a começar em nossa casa.

0 comentários: