quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Amor: o mandamento da coerência - I João 4:21

“Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” (1 João‬ ‭4:21‬)

Jesus usou o imperativo dezenas de vezes. Eu mesmo fiz uma série de 27 mensagens sob o tema: "Os imperativos de Jesus". (Curiosamente, o imperativo mais usado pelos evangélicos - IDE - não aparece nesse tempo verbal, nos textos gregos de Mt. 28:19). Nenhum imperativo, entretanto, é tão enfatizado quanto este de João que chamo de "mandamento da coerência". 

Os autoproclamados "defensores: da fé" (um tipo de fé), da "ortodoxia" (um tipo de ortodoxia), "da palavra" (alguns textos da Palavra) ou do "conservadorismo" (algumas reservas de interesse e zonas de conforto), sentem-se incomodados quando lhes lembramos a palavra amor. É que, quando se ama, mesmo que se tenha o, em tese, bom senso de defesa da fé e da ortodoxia, do compromisso com a "palavra" ou de conservar algo, isso nunca seria feito belicosamente, "desconservando-se" o amor.

João é tão enfático, repete tantas vezes o assunto amor, está tão afinado nisso com os discursos de Jesus ou Paulo, por exemplo, que a única explicação para alguns pregadores da Bíblia (e não da mensagem do evangelho de Jesus) sentirem dificuldade em defender suas teses, sem manifestação de amor, seria pela falta  do essencial: amor a Deus, pois quem ama a Deus, ama - não detona - também seu irmão.

0 comentários: