Testemunho de maior valor - I João 5:9
“Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.” (1 João 5:9)
O testemunho de pessoas é importante, mas sempre deve ser visto como um relato de experiência própria. Por ser pessoal, ela fala mais de si e do que experimentou, do que de quem causou a experiência. Exemplo: o cego de Cafarnaum, quando perguntado sobre Jesus, respondeu: "não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!”” (João 9:25).
Ouvimos testemunhos e não nos cabe negar a experiência testemunhada. Nada, porém, nos impede de avaliar a causa da experiência, seja para dar os devidos créditos a quem os merece, seja para evitar distorções frustrantes a quem passaria a esperar de determinado causador aquilo que dele poderia não receber.
No caso de Deus, entretanto, o testemunho sobre Jesus - "este é o meu filho amado em quem tenho prazer", por exemplo - não provém de alguém impactado emocionalmente por uma experiência ou limitado em sua percepeção da realidade ou um beneficiário em determinada situação, mas daquele que é soberano, agindo amorosamente em favor da humanidade. Esse teria, segundo João, maior valor.
0 comentários:
Postar um comentário