domingo, 14 de janeiro de 2018

Fé em Deus, fé na vitória - I João 5:4

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João‬ ‭5:4‬)

Fé é um fenômeno que acontece no vácuo. É um sentimento que persiste onde falta um elemento material, objetivo, de conexão. É, por isso, "o firme fundamento das coisas que não se veem". Se esse elemento surge ela desaparece por absoluta falta de necessidade. Se esse elemento surge o "justo" viverá pelo que vê e não pela fé (Hab 2:4, Rom. 1:17).

Diante dos desafios industriais, filosóficos, políticos e existenciais surgidos a partir do final do século XIX, enquanto parte dos cristãos aderiu ao diálogo com pensadores da época, buscando respostas que fortalecesse a fé cristã, outra parte polarizou o pensamento usando a mesma metodologia científica na tentativa de comprovar suas crenças. Parece-me natural que esse segundo caminho enfraquecesse a fé, pois seus adeptos focaram mais no COMO das narrativas bíblicas do que no PORQUÊ.

A fé, porém, embora não abdique da razão, mantém-se viva a despeito da falta dela. Em vez de ser conflitante com a ciência, cujo espaço de atuação é o  COMO tudo funciona, ela mantém-se no seu espaço do PORQUÊ tudo funciona como funciona. Fé e ciência, portanto não se opõe. Onde o COMO está obscuro a fé alimenta a esperança e o otimismo por sua ênfase no PORQUÊ e sua relação com ele. Nisso reside o diferencial e a força da fé. Ela não alimenta o obscurantismo, antes, ajuda-nos a nos mantermos vivos a despeito dele. Esse é seu papel e importância para que sejamos vitoriosos neste mundo tanta vez inóspito.

0 comentários: