sexta-feira, 17 de março de 2017

A alegria da unidade na diversidade - Filipenses 2:2

“completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.” (Filipenses‬ ‭2:2‬)

Vivemos um tempo no qual a diversidade é celebrada. Há um reconhecimento crescente de que o mundo criado por Deus tem como um dos pilares as diferenças entre os seres que, embora contados aos milhões, cada um tem suas próprias peculiaridades e identidades.

Nesse contexto, existem aqueles que, por trazerem em suas personalidades traços do narcisismo, trabalham por uma uniformidade na qual eles se apresentam como modelos, parâmetros, e neles todos devem se mirar e se igualar. Quem reage a isso é marginalizado e apedrejado.

O ensino da Palavra, porém, refere-se à "mesma forma", não ao "mesmo conteúdo". Uma forma de pensar e amar, que tem como origem o mesmo espírito, a mesma fonte de atitudes. Isso possibilita que, embora nossas palavras e ações sejam diferentes, a finalidade e o resultado sejam sempre favoráveis ao bem estar comum, produzindo alegria comunitária em vez de amargura e dor.

0 comentários: