sábado, 11 de março de 2017

Jovens vencidos, sinal fechado

"...Eles venceram e o sinal está fechado pra nós que somos jovens..." (Belchior)

Juventude não tem a ver com idade, tem a ver com sonhos. Idade remete a hormônios, energia; sonhos, a valores, visão de mundo.

O sinal não está fechado à juventude. Está fechado àqueles que não perderam a capacidade de sonhar. 

O sinal continua aberto àqueles que apenas carregam hormônios à flor da pele, mas deixaram de sonhar seus próprios sonhos, pois sua energia está a serviço dos sonhos daqueles que estão em casa "guardados por deus, contando o via metal".

O sinal continua aberto àqueles que sucumbiram diante das promessas do mercado.  

A esses basta que continuem conservadores e alimentadores do sistema como está montado. 

A esses basta que sejam conservadores dos modelos que premiam o trabalho de alguns em detrimento do da maioria. 

A esses basta que acreditem e sejam conservadores  da idéia de que os que acumulam pra si, o capital, são os mais competentes. 

A esses basta que acreditem, sejam conservadores nisso e disseminem a falsa idéia de que todos, dos 1% que concentram renda maior do que dos 99% restantes do planeta, são indivíduos que começaram do zero, como aquele caso do lixeiro que virou doutor e não herdeiros de fortunas, muitas das quais acumuladas pela corrupção do sistema ou pela exploração imoral do outro. 

O sinal continua aberto àqueles que são conservadores dessas idéias e, como prêmio, a eles estão garantidas as migalhas que caem das mesas poderosas.

O sinal está fechado para jovens, não importa a idade cronológica, que continuam acreditando em valores como amor, justiça, solidariedade, fraternidade e compaixão. 

O sinal está fechado para jovens que focam suas inteligências, energias, conhecimentos, experiências em lutas que beneficiam a si e também à coletividade. 

O sinal está fechado para jovens que continuam sonhando com uma sociedade includente, por isso levam a sério a recomendação dos apóstolos a Paulo - não se esqueça dos pobres - e a de Jesus - mais bem aventurado é dar do que receber. 

Para esses o sinal está fechado, pois são rotulados de comunistas, esquerdopatas, liberais, quando tudo o que desejam é levar a sério, em suas vidas, a vida de compaixão, justiça, solidariedade e amor de Jesus, se empenhando para traduzir valores em estruturas jurídicas e organizacionais eficazes em favor do bem comum.

Jovens vencidos pelo sinal fechado, mas mais que vencedores, por aquele que nos amou, “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
‭‭(Romanos‬ ‭8:38-39‬). 

É a vitória do ser sobre o ter, para que o ter possa ser para todos não em termos de acúmulo, mas em benefício à vida neste planeta cujo desafio se multiplica pelo egoismo e materialismo idolatrado que é enfiado guela abaixo por ideologias diversas, algumas até em linguagem bíblica, sem Jesus.

0 comentários: