sexta-feira, 3 de março de 2017

Progresso e alegria na fé - Filipenses 1:25

“Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,” ‭‭(Filipenses‬ ‭1:25‬)

 Ninguém pode afirmar que continuará vivo. Pode desejar que isso ocorra. Portanto, afirmar "que vou permanecer e continuar com todos vocês" é, a meu ver, um recurso linguístico usado para manifestar o amor sentido pelas pessoas a quem a palavra é dirigida. 

O desejo de continuar "no corpo" tinha uma finalidade missionária: o progresso e a alegria na fé. Essa finalidade merece destaque porque contrasta com a de alguns missionários cujo interesse é tão somente a "alma" alheia, pouco se importando e até combatendo os que se importam com a salvação da vida "no corpo". 

Somente quem cultiva uma fé cujas repercussões se fazem sentir a partir do aqui e agora e não somente do lá e depois, pode interessar-se em manter-se ao lado de outros para ajudá-los "em seu progresso e alegria na fé". Bem diferente de manter contato para enganar, manipular, tosquiar, controlar, oprimir, usar e abusar do outro, em nome da fé.

0 comentários: