domingo, 5 de março de 2017

Cidadania - Filipenses 1:27

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,” (Filipenses‬ ‭1:27‬)

Somos cidadãos deste mundo. Dizer isso seria desnecessário se não existissem os que apregoam uma teologia que nega a luta em defesa das necessidades de todos, neste corpo, neste mundo, e ensinam que a realização de necessidades atuais se dará apenas no "pós túmulo", no céu. 

Cidadania tem a ver com a consciência dos deveres e direitos que devemos desenvolver aqui e agora. Tem a ver com a luta amorosa e permanente empreendida visando a construção e manutenção de uma vida de qualidade saudável, em TODAS as dimensões, para TODOS que habitam este planeta. Não tem a ver, portanto, com deveres e direitos somente em um país, mas deveres e direitos humanos.

Esta cidadania deve ser exercida tendo como padrão o evangelho de Cristo. A fonte primária disponível de informação dele é o Novo Testamento.  Por haver focos e interpretações múltiplos, cada um pode e deve ir direto à fonte e, inspirado em Jesus de Nazaré, desenvolver sua cidadania no contexto onde vive. Esse é o único caminho para recuperarmos a credibilidade da "fé evangélica", em face do estelionato praticado por comerciantes da religião e pelos que usam a Bíblia não para libertar - salvar -, mas para controlar - opimir.

0 comentários: