quinta-feira, 2 de março de 2017

Altruísmo - Filipenses 1:24

“contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.” (Filipenses‬ ‭1:24‬)

Há coisas que desejamos - como estar com Cristo fora do atual corpo, nas palavras de Paulo - pelo bem que, acreditamos, elas nos farão e há aquelas que escolhemos - como permanecer no atual corpo - pelo bem que elas farão a outros.  As duas proporcionam prazer, ainda que por caminhos diferentes. 

A escolha que fazemos retrata o que de fato tem mais força sobre nós, seja isso consciente ou não. No caso de Paulo, percebe-se que o sentimento missionário era muito forte. Exemplo disso, além de suas ações, são suas palavras aos efésios: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’.”” (Atos‬ ‭20:24, 35‬)

Esse tipo de sentimento, de consciência, que coloca os interesses alheios à frente dos próprios interesses  é um produto em falta. Daí, talvez, nossa dificuldade de construir sociedades mais solidárias, amorosas e justas. Daí, talvez, cada dia surgir mais igreja que é menos igreja. Daí, talvez, cada dia surgir mais pastor que é menos pastor. Daí, talvez, cada dia sugir mais ser humano que é menos humano.

0 comentários: