Altruísmo - Filipenses 1:24
“contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.” (Filipenses 1:24)
Há coisas que desejamos - como estar com Cristo fora do atual corpo, nas palavras de Paulo - pelo bem que, acreditamos, elas nos farão e há aquelas que escolhemos - como permanecer no atual corpo - pelo bem que elas farão a outros. As duas proporcionam prazer, ainda que por caminhos diferentes.
A escolha que fazemos retrata o que de fato tem mais força sobre nós, seja isso consciente ou não. No caso de Paulo, percebe-se que o sentimento missionário era muito forte. Exemplo disso, além de suas ações, são suas palavras aos efésios: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’.”” (Atos 20:24, 35)
Esse tipo de sentimento, de consciência, que coloca os interesses alheios à frente dos próprios interesses é um produto em falta. Daí, talvez, nossa dificuldade de construir sociedades mais solidárias, amorosas e justas. Daí, talvez, cada dia surgir mais igreja que é menos igreja. Daí, talvez, cada dia surgir mais pastor que é menos pastor. Daí, talvez, cada dia sugir mais ser humano que é menos humano.
0 comentários:
Postar um comentário