sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Pregadores ambiciosos - Filipenses 1:17

“Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.” (Filipenses‬ ‭1:17‬)

Ter ambição é virtude quando significa desejo determinado de alcançar objetivos. Nesse sentido, precisamos sempre mais de pesoas que tenham objetivos claros e saudáveis e que sejam ambiciosas para alcançá-los. O poeta cristão escreveu um bom exemplo e cantávamos muito antigamente nos cultos batistas: "Eis a minha ambição: ter e sentir, senhor, mais gratidão e mais amor" (366 HCC).

Ambição também tem um significado pejorativo quando o que se busca é o poder pelo poder, a fama pela fama, o prestígio pelo prestígio, a riqueza pela riqueza, enfim. Em outras palavras: quando não há sinceridade, pureza, naquilo que se almeja. A motivação e a finalidade não são boas para todos.

Quando um pregador da palavra de Deus é pejorativamente ambicioso, seu discurso até parece fazer-nos bem, mas o resultado a médio e longo prazo é ruim, pois o que ele busca não é o bem do ouvinte, mas somente o seu próprio. Ninguém faz algo pensando só no outro. O problema é quando pensa só em si. A ambição, nesse caso, é egoista.

0 comentários: