segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Não apodreça parado - Filipenses 1:13

“Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.” (Filipenses‬ ‭1:13‬)

Li, em 2000, o livreto "Quem mexeu no meu queijo". Trata-se de uma fábula que leva os leitores a repensarem suas atitudes frente a situações de mudanças que nos atingem sem que estivéssemos preparados para enfrentá-las. Defende a idéia de que a paralisação frente ao novo nada gera de novo, portanto, uma ação, seja qual for, é melhor do que a paralisação.

Ninguém inclui uma prisão como projeto para mudança de vida, muito menos espera que em uma delas alguma coisa boa possa ocorrer. Mas, se uma dada circunstância nos levou a ela, melhor do que o lamento, o desespero ou a depressão é encontrar um sentido que nos ajude a agregar valor à vida e assim superar a adversidade em vez de sucumbir a ela. 

Num campo de concentração, Viktor Frankl (Em busca de um sentido) desenvolveu sua logoterapia que salvou muitos judeus e continua ajudando muita gente a ter uma vida melhor hoje. Na prisão, José do Egito tornou-se auxiliar do carcereiro e conselheiro de seus companheiros. Na prisão, Paulo tornou Jesus conhecido à guarda do palácio, abrindo caminho para o evangelho em Roma. Portanto, quando se deparar inesperadamente com algo ruim, "faça do limão uma limonada". Paralisar-se em torno de lamentação só piora as coisas. Reveja sua atitude, AJA em alguma direção e o fôlego voltará. Não apodreça parado.

0 comentários: