segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O dinheiro e os conflitos de interesses nas igrejas e convenções batistas

Um grande desafio cooperativo-financeiro na igreja e entre igrejas que participam de programas cooperativos com outras em nossos dias é a utilização do dinheiro como forma de pressão frente aos conflitos de interesses.

É triste ver um membro de igreja usando seu dízimo como instrumento de pressão quando seus interesses pessoais não são atendidos pela igreja da qual faz parte.

É triste ver uma igreja usando sua oferta mensal do Plano Cooperativo como instrumento de pressão quando os interesses de seus lîderes são contrariados em decisões da Convenção.

Talvez, na base disso, esteja a falta de clareza quanto a quem, de fato, é o senhor de nossas vidas, se Deus ou o dinheiro, como desafiou-nos Jesus: ““Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mateus‬ ‭6:24‬).

Talvez precisemos deixar mais claro quais são, de fato, os interesses que nos unem como igreja e Convenção, a fim de verificarmos se tais interesses são realmente os interesses vinculados ao Reino de Deus, como manifestos na vida e ministério de Jesus, ou se outros interesses estão se sobrepondo a eles.

Se divergências existem, que sejam equacionadas atravës de diálogo honesto e não de mecanismos de força, de imposição.

Todo relacionamento é conflituoso, por isso precisamos ser criteriosos também na escolha de meios a serem utilizados na solução deles. Faz-se necessário uma reflexão sobre os princípios éticos que nos norteiam no diálogo e até nos enfrentamentos que decorrem de nossas inevitâveis diferenças geradoras de conflitos.

Quando leio um texto como o que segue e vejo igrejas usando o dinheiro como argumento, como forma de pressão, diante de divergências entre seus líderes e líderes denominacionais em relação ao Presidente da República, questiono-me a respeito de quem, de fato, é o Senhor de quem nessa história.

Talvez estejamos precisando de mais Pedros entre nós pra dizer: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado”.” (Atos‬ ‭8:20-23‬)

http://www.christianitytoday.com/gleanings/2017/february/trump-advisers-church-withholds-donation-sbc-graham-moore.html

0 comentários: