A igreja como fonte de notícias animadoras - Filipenses 2:19
“Espero no Senhor Jesus enviar Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.” (Filipenses 2:19)
Há notícias que nos abatem e há notícias que nos animam. Isso depende tanto dos fatos narrados quanto de quem narra os fatos. A maturidade e competência de quem noticia, seu nível de isenção e sua intensão política também influenciam nos efeitos que elas exercem sobre quem as recebe.
Na igreja de Filipos havia líderes cujas motivações na realização do trabalho eram inveja e disputa. As notícias dessa igreja eram um retrato deles. Timóteo, cujo caráter pessoal e ministerial Paulo conhecia, gerava a expectativa de que, sob sua liderança, as relações internas da igreja seriam harmonizadas e se tornariam geradoras de boas notícias.
O contexto, então, no qual as palavras de Paulo estão inseridas, indica que sua expectativa por notícias animadoras não estava na forma como elas seriam narradas, mas no que e no como Timóteo, por seu caráter, trabalharia com os irmãos filipenses. Paulo acreditava que isso criaria uma nova realidade, um novo clima e, assim, em vez de notícias tristes, a vida da igreja seria, em si mesma, fonte de notícias animadoras.
0 comentários:
Postar um comentário