domingo, 10 de dezembro de 2017

Falsos profetas - I João 4:2

“Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;” (1 João‬ ‭4:2‬)

Se Jesus declarou que "nem todo que me diz, Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus" (Mt 7:21-23), como entender que João tenha valorizado a simples confissão de "que Jesus Cristo veio em carne", como evidência da presença do Espírito de Deus em alguém? O reconhecimento do contexto, das razões da fala e do público de Jesus e de João esclarecem.

No contexto de Jesus, a discussão girava em torno dos sinais que pessoas faziam; no de João, naquilo em que pessoas criam. Em Jesus, o foco era sobre quem entraria no Reino; em João, quem era digno de confiança. 

No contexto de João havia pessoas que negavam que Jesus teria sido o logos. Assim, o simples fato de afirmar ou negar isso seria o primeiro indicativo diferenciador entre profetas verdadeiros ou falsos. Nessa crença estaria o fundamento mais importante, a "pedra angular", o diferencial do discipulado genuinamente cristão.

0 comentários: