sábado, 1 de agosto de 2009

Alto Preço

1 Coríntios 6.12-20
“Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo” (v.20).

Fomos criados para glorificação de Deus. Essa glorificação pode ser expressa de diversas maneiras. Davi, homem segundo o coração de Deus, estimula-nos a glorificarmos a Deus através da arte poética ou de composições musicais que expressam experiência diária com o Senhor; de forma coletiva ou usando os mais diversos tipos de instrumentos musicais (Sal 149-150).

Essa forma de glorificar é especial, mas além de gerar discussões em torno da cultura de cada individuo ou grupo, pode fazer com que prestemos mais atenção aos meios do que à finalidade.

Um exemplo disso encontramos no discurso do profeta Amós (5.23-24). Ele percebia uma incoerência entre a expressão artística de adoração e os valores que o povo cultivava. Daí ele expressar-se: “Afastem de mim os sons das suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como o rio, a justiça como um ribeiro perene” (5.23-24)

Paulo sintetiza as duas idéias e tanto anima a igreja a glorificar a Deus através de “salmos, hinos e cânticos” (Col.3.16), como desafia que o corpo seja instrumento de glorificação a Deus. Ele não nega aos cristãos o direito ao exercício da sexualidade, mas orienta que ela deve ser exercida de maneira saudável a fim de que, inclusive nisso, Deus seja glorificado.

A diferença do desafio paulino é que ele fundamenta a glorificação no alto preço pago por Jesus para nos resgatar. Assim, para o cristão, o fato de Jesus ter derramado seu sangue, sacrificando-se na cruz do calvário, é um motivo a mais, ou melhor, é o principal motivo para glorificarmos a Deus, inclusive através da maneira como lidamos com nossos corpos.

(Texto produzido para a Revista Manancial, da UFMBB e publicado na 1ª quinzena de maio)

1 comentários:

José Crispim da Silva Santos 6 de agosto de 2009 às 09:30  

Edvar, como sempre, seus textos têm enriquecido nossa vida e ministério.
Permita-me transcrevê-lo para o boletim mensal da PIB Siriri.