segunda-feira, 17 de abril de 2017

Queixas e discussões - Filipenses 2:14

“Façam tudo sem queixas nem discussões,” (Filipenses‬ ‭2:14)

Todos temos motivos para lamentar, todos temos arestas para aparar. As queixas decorrem de situações cujos resultados nos desagradam; as arestas, fruto da singularidade de cada individuo, das diferenças de interesses e valores, dos desníveis de condição, da necessidade de manifestação de poder, do egoísmo que nos torna inacapzes de reconhecer e sentir a dor alheia.

O problema da queixa é sua ineficácia, sua falta de objetividade. Quando muito ela dá alívio superficial, mas o queixoso não se atém à examinar causas, visualizar e buscar soluções. Apenas se satisfaz com a expressão do seu desgosto, num ato contínuo de autocomiseração e contaminação. Já nossas diferenças não se resolvem com disputas, mas com diálogos nos quais um procura ouvir e entender o ponto de vista do outro e ambos se dispõem a fazer concessões mútuas pelo bem comum.

Queixas e discussões não devem caracterizar o fazer cristão. Isso não significa que devem ser recalcadas. Antes, devem ser entendidas como possibilidade na caminhada, mas, uma vez expressas, devem ser solucionadas com boa vontade das partes, se necessário com ajuda de terceiros, mas, jamais, fazer parte da rotina de nossas vidas individuais ou comunitárias.

0 comentários: