sexta-feira, 19 de maio de 2017

A supremacia de Jesus (II) - Filipenses 3:8

“Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo” (Filipenses‬ ‭3:8‬)

Esterco é uma tradução que não expressa a idéia que Paulo transmite. Esterco nos remete a algo util. Já a palavra usada, no grego, refere-se a fezes humanas. Ou seja, a parte que o corpo  elimina, cujo odor e contaminação a torna repugnante. 

Paulo está dizendo que tudo o que ele perdeu tem o valor de fezes humanas "comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus".  A diferença, entretanto, entre Paulo e alguns de nós cristãos-evangélicos é que a supremacia de Jesus na história dele é prática, concreta e não apenas um discurso, uma reflexão teológica sem consequências práticas.

Esse pequeno detalhe - a falta de supremacia prática de Jesus - é a causa de, embora sermos muitos a nos declararmos "cristãos", "evangélicos", no país, não se perceber diferença nos valores espirituais que regem nossas relações interpessoais e sociais, nem se refletir nas estruturas de nossas sociedades, inclusive religiosas. "Somos cristãos teóricos e ateus práticos". Somos barulhentos e irrelevantes. Enquanto isso, o país afunda na corrupção.

0 comentários: