terça-feira, 30 de maio de 2017

Ressurreição - Filipenses 3:11


“para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Filipenses‬ ‭3:11‬)

Há coisas que somos capazes de entender como funcionam, mas incapazes de saber porquê funcionam. A capacidade de cada um entender e se satisfazer com o porquê, também. "Você precisa saber aquilo que você pode ser capaz de entender e de se fazer entender e aquilo que você não pode" (Richard Feynman).

Alguns defendem apologéticamente a ressurreição pela adrenalina que a disputa política em torno da autoridade das Escrituras gera.  Outros consideram essencial que ela seja sustentada em método e linguagem científica. Há os que se satisfazem com uma percepção existencial ou psicológica da ressurreição. Outros, nem se ocupam com o que vai ou se vai acontecer algo após a morte deste corpo, vivendo dissolutamente ou satisfazendo-se com a graça de viver o aqui e agora.

Se você perguntar o porquê de Paulo almejar alcançá-la, parece-me provável que seria pela possibilidade de rever o Senhor e com ele estar eternidade afora. Se a questão for o porquê de defendê-la, ele foi claro: sem ela ficaria sem sentido sustentar uma disciplina ética. Se não há ressurreição, declarou, "comamos e bebamos que amanhã morreremos" e fim. Sem julgamento e recompensas, cada um que faça o que der na telha, consigo e com o outro.

0 comentários: