quinta-feira, 25 de maio de 2017

O essencial - Filipenses 3:10

“Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte” (Filipenses‬ ‭3:10‬)

Lendo esse desejo de Paulo, lembrei-me das palavras de Soren Kierkgaard, em seu extraordinário livro "As obras do amor". Ele diz: "a árvore é reconhecida pelos frutos; pois é claro que a árvore também se deixa reconhecer pelas folhas, o fruto, porém, é o sinal essencial". Nosso modo de ser igreja, porém,  passa a impressão de nos contentarmos mais com as folhas do que com o fruto.

Desejar conhecer a Cristo, isto é viver uma relação íntima com ele, deveria ser também nosso maior desejo, pois ele é a essência da nossa fé. Mas assumir as consequências disso é tão absurdamente fora dos paradigmas que norteiam nossa sociedade que optamos pelas folhas.

As folhas, porém, em que pese sua importância, não são o  essencial da fé. Essencial é Cristo, encarnação do amor de Deus. O esquecimento disso nos torna insípidos ou lâmpadas sob baldes, pra usar expressões do próprio Jesus, e nossas vidas acabam não sendo diferentes, nem fazendo diferença, nas sociedades iníquas das quais participamos.

0 comentários: