quinta-feira, 4 de maio de 2017

Igreja Missionária - Filipenses 2:25

“Contudo, penso que será necessário enviar de volta a vocês Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades.” (Filipenses‬ ‭2:25‬)

Uma igreja pode enviar dinheiro para agências missionárias, organizar viagens missionárias, manter múltiplos pontos de pregação, fazer belas liturgias encorajando o 'fazer missões', impressionar pessoas pela imagem missionária que criou em torno de si, mas isso pode ser apenas aparência. O que leva uma igreja a fazer jus ao título de igreja missionária é a sua compaixão.

Igreja missionária é aquela que enxerga necessidades vitais, inclusive daqueles que se dedicam como instrumentos nas mãos de Deus para suprí-las, e empenha-se para solucioná-las. É aquela que reconhece a importância do sustento econômico-financeiro, mas também dos aspectos humanos destacados por Paulo, de fraternidade, cooperação e solidariedade, supridos pelos filipenses através do envio de Eprafodito.

Foi a compaixão que levou Jesus a enxergar o desamparo, a aflição e a falta de rumo da multidão e a orientar-nos a rogar a Deus por mais pessoas dispostas a suprir tais necessidades. (Mt 9:35-38). Portanto, se há um sentimento que precisa ser valorizado e estimulado na vida de uma igreja, esse é o de compaixão. Uma igreja compassiva, inevitavelmente será uma igreja missionária.

0 comentários: