quarta-feira, 4 de julho de 2012

Os Batistas e a Preservação dos Recursos Naturais - 04.07.12 - 73/100 dias de oração pelo Brasil

Considero um avanço estarmos orando pela preservação dos recursos naturais, especialmente se levarmos em conta que durante séculos não somente nossas orações, mas também nossas ações giravam em torno do "sobrenatural". A bem da verdade, não somente girávamos em torno do sobrenatural, mas também negávamos o natural. Por que cuidar do natural se estamos aqui de passagem, se não somos deste mundo?

Corpo? Por que cuidar dele se será comido "pelos bichos", virará pó e somente a alma permanecerá? Habitação? Por que construir casas confortáveis se nossa morada é celestial? Ou, como um preletor desafiou em um acampamento de jovens: por que estudar engenharia se no céu não haverá pontes?


Graças a iluminação do Espírito de Deus, do aprofundamento bíblico-teológico, fomos admitindo que somos deste mundo e estamos assumindo nossa humanidade. Quanto ao sobrenatural, não há porque priorizá-lo se confiamos na graça de Deus e vivermos em comunhão com ele. O lá e o depois são decorrência, esperança! O que nos garante a vida "sobrenatural" não é o foco no futuro, mas a comunhão com Deus no presente. Por isso, enquanto aqui vivermos, vivamos de maneira plena, abundante, segundo os propósitos de Deus manifestos em Cristo.


É essa perspectiva que fortalece nosso interesse pela preservação dos recursos naturais. É  a compreensão de que tudo foi criado por Deus e é necessário para manutenção da vida que, não apenas levantamos nossa voz, mas, sobretudo, agimos em favor da preservação ambiental.


Não há dúvidas de que devemos estar atentos ao discurso ideologizado. O discurso que nos estimula, como individuos, a preservar água e energia, por exemplo, em nome da ecologia, mas que, na verdade,  visa aumentar a disponibilidade de tais recursos para atividades empresariais pensando em maior lucro. Esse aspecto político, entretanto, não invalida nosso empenho no sentido de preservar os recursos naturais.


Há muitas ações que estão ao nosso alcance, tais como o uso racional da água, energia elétrica e materiais biodegradáveis, o cuidado com a produção do lixo e onde depositá-lo, a plantação de uma árvore, a manutenção de um jardim, enfim, coisas pequenas que podem provocar impacto positivo, se cada um estiver atento. O importante é que tenhamos consciência de que a responsabilidade por preservar os recursos naturais é de cada um e todos devem fazer a sua fazer parte, inclusive em nossos discursos de evangelização, em nossa ação missionária.


Abraços do seu pastor,

0 comentários: