segunda-feira, 30 de julho de 2012

Funcionário Público - 25.07.12 - 94/100 dias de oração pelo Brasil

Orar pelos funcionários públicos é orar por uma parcela significativa da população. Há fontes que indicam que são 12% do total de empregos do país. São alguns milhões de pessoas, pagas com dinheiro do nosso trabalho recolhido através de impostos, que trabalham para fazer funcionar uma imensa máquina chamada Brasil.
Da qualidade do trabalho que desenvolvem, depende muito a qualidade de vida que experimentamos.

Orar por eles, é também orar por nós. Não somente porque é difícil encontrar uma família no Brasil que não tenha um, mas porque dependemos profundamente deles. Basta fazermos uma análise superficial do nosso dia a dia e identificaremos cada ponto no qual a ação de um deles determina a continuidade de nossas atividades.

Critica-se muito a quantidade de funcionários públicos no Brasil. Não acredito que nosso problema seja quantidade. O problema é a qualidade, fato que ocorre não somente na área pública. O problema na área pública é que, por tratar-se de emprego cujo grau de estabilidade é muito maior do que na empresa privada, há um abuso e desrespeito proporcional à tal estabilidade de parte dos contratados.


Falo de parte porque há muito funcionário público, seja do Executivo, Legislativo ou Judiciário, que trabalha com seriedade e da o seu melhor em seu cargo. Muita vez não faz melhor porque o próprio sistema ou quem o dirige não é de boa qualidade.


Há também áreas da administração pública na qual a qualidade dos serviços é reconhecida. Curiosamente, a de maior destaque é a da arrecadação financeira. A Receita funciona com uma eficiência que merece destaque. Se a eficiência da saúde, da educação e segurança, por exemplo, fosse semelhante à da Receita Federal, seríamos um país de primeira.


A pergunta que fica é: por que a Receita conseguiu este padrão e as demais áreas não? Se ela funciona bem, por que as outras não? Ficam essas perguntas para nossa reflexão, neste momento de oração pelos Funcionários Públicos.


Abraços do seu pastor,

0 comentários: