Sistema Educacional Brasileiro - 05.07.12 - 74/100 dias de oração pelo Brasil
Desde o dia 11 de abril os professores da Rede Estadual de Ensino da Bahia estão em greve. A Reivindicação é que o governo cumpra a Lei Federal que lhes garante um reajuste de 22,22% e que, também, 10% do Produto Interno Bruto - PIB - sejam investidos em educação. O problema é que, a se julgar pelas notícias dos jornais, a habilidade de boa parte dos nossos dirigentes de se interessar em priorizar a educação é diametralmente oposta a de deixarem seus nomes serem envolvidos em corrupção ou não combatê-la com rigor. Se somente o dinheiro estimado, em compras superfaturadas, que escoa pelos ralos da corrupção, fosse investido em educação, nossa realidade sócio-econômica seria muito melhor.
Durante 8 anos dirigi o Colégio Americano Batista, no Recife, período no qual participei do Conselho do Sindicato de Diretores de Estabelecimentos Particulares de Pernambuco e, também, participei, mais de uma vez, da diretoria da Associação Nacional de Escolas Batistas - ANEB, inclusive como presidente. Além disso, também dei uma pequena contribuição, como professor, ao STBNB e SEC (Recife) e STBNE (SSA). Focado na administração escolar, mergulhei de cabeça no assunto e, por razões do coração, optei por retornar ao pastorado, mesmo diante de duas ou 3 novas oportunidades.
Educação, portanto, não é assunto estranho para mim, seja por formação, seja por experiência. Lamento, portanto, a maneira como lidamos com ela. Lamento inclusive, pela maneira como nós batistas encaramos a educação em nosso meio. Seja a educação cristã (ministrada nas igrejas), seja a teológico-ministerial (ministrada em nossos seminários), seja a voltada para a cidadania (ministrada em colégios batistas), o fato é que, para nós, a educação nos acompanha como um punhado de latinhas amarradas no parachoque trazeiro de carro de recem casados: distante do motor e se batendo!
Não temos autoridade institucional para lamentar a qualidade ruim do Sistema Educacional Brasileiro (que inclui escolas públicas e privadas) porque nós mesmos não fazemos o dever de casa, em nossos arraiais. A oferta de educação de qualidade em nosso meio é um retrato do país. Se duvida, faça um levantamento da situação administrativa, organizacional e pedagógica de nossas instituições educacionais e comprovará. E, como para mudar, é preciso enfrentar interesses alheios à educação, quem se atreve vive sob tensão profunda, quando não, desiste. Daí nossas instituições educacionais estarem, em grande parte, quebradas financeira e organizacionalmente.
Nós precisamos de educação. Se assim não fosse, no famoso "IDE" de Jesus (Mt. 28.19-20) o verdadeiro imperativo não estaria no "façam discípulos" (28.19), na ênfase no ensino (28.20), portanto. (No grego, o IDE nem está no imperativo!). Oremos, então, para que este espírito pouco inteligente de não valorizar a educação, presente no coração da maioria de nós, seja banido. Lutemos e apoiemos toda luta no sentido de mudar a cara da educação no Brasil.
Abraços do seu pastor,
Portal Terra
( http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5874474-EI8266,00-vc+reporter+em+greve+professores+protestam+em+Caetite+na+BA.html )
Durante 8 anos dirigi o Colégio Americano Batista, no Recife, período no qual participei do Conselho do Sindicato de Diretores de Estabelecimentos Particulares de Pernambuco e, também, participei, mais de uma vez, da diretoria da Associação Nacional de Escolas Batistas - ANEB, inclusive como presidente. Além disso, também dei uma pequena contribuição, como professor, ao STBNB e SEC (Recife) e STBNE (SSA). Focado na administração escolar, mergulhei de cabeça no assunto e, por razões do coração, optei por retornar ao pastorado, mesmo diante de duas ou 3 novas oportunidades.
Educação, portanto, não é assunto estranho para mim, seja por formação, seja por experiência. Lamento, portanto, a maneira como lidamos com ela. Lamento inclusive, pela maneira como nós batistas encaramos a educação em nosso meio. Seja a educação cristã (ministrada nas igrejas), seja a teológico-ministerial (ministrada em nossos seminários), seja a voltada para a cidadania (ministrada em colégios batistas), o fato é que, para nós, a educação nos acompanha como um punhado de latinhas amarradas no parachoque trazeiro de carro de recem casados: distante do motor e se batendo!
Não temos autoridade institucional para lamentar a qualidade ruim do Sistema Educacional Brasileiro (que inclui escolas públicas e privadas) porque nós mesmos não fazemos o dever de casa, em nossos arraiais. A oferta de educação de qualidade em nosso meio é um retrato do país. Se duvida, faça um levantamento da situação administrativa, organizacional e pedagógica de nossas instituições educacionais e comprovará. E, como para mudar, é preciso enfrentar interesses alheios à educação, quem se atreve vive sob tensão profunda, quando não, desiste. Daí nossas instituições educacionais estarem, em grande parte, quebradas financeira e organizacionalmente.
Nós precisamos de educação. Se assim não fosse, no famoso "IDE" de Jesus (Mt. 28.19-20) o verdadeiro imperativo não estaria no "façam discípulos" (28.19), na ênfase no ensino (28.20), portanto. (No grego, o IDE nem está no imperativo!). Oremos, então, para que este espírito pouco inteligente de não valorizar a educação, presente no coração da maioria de nós, seja banido. Lutemos e apoiemos toda luta no sentido de mudar a cara da educação no Brasil.
Abraços do seu pastor,
Portal Terra
( http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5874474-EI8266,00-vc+reporter+em+greve+professores+protestam+em+Caetite+na+BA.html )
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