domingo, 17 de dezembro de 2017

Amor: um dever - I João 4:8

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 
‭‭(1 João‬ ‭4:8‬)

Soren Kierkgaard, teologo e filósofo dinamarquez,  dedica 5 tópicos da primeira série de seu livro  "As obras do amor", ao verbo "dever", relacionando-o ao amor. 'Tu "deves" amar'. 'Tu deves amar o próximo'. '"Tu" deves amar o próximo". "Nosso dever é amar as pessoas que nós vemos". "Nosso dever de permanecer em dívida de amor uns para com os outros".

Seus argumentos são múltiplos e estou caminhando lentamente na leitura de seu livro de 431 páginas, pela necessidade de parar para refletir em cada argumento. Já no texto de João, os argumentos são curtos, objetivos e não deixam dúvidas: "Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor". Podemos recusar o argumento, mas negar que seja cristalino, não.

Se os autoproclamados cristãos, especialmente os que defendem tão ardorosa e muita vez odiosa e rancorosamente a Bíblia, se detivessem em João, chegariam à fácil conclusão: ou amo ou assumo que não conheço a Deus. Se as atitudes e sentimentos que regem minhas defesas das Escrituras não são regidas por amor, posso dizer que sou um ótimo intelectual a respeito do livro de Deus, mas um total ignorante em relação ao Deus do livro,  pois 
“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”.

0 comentários: