quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Fé e amor - I João 3:23

“E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.” (1 João‬ ‭3:23‬)

Dois mandamentos, se seguidos, seriam suficientes para vivermos a qualidade de vida eterna. O primeiro - fé em Jesus - restabeleceria nossa relação espiritual com Deus. Nele, a dimensão vertical da vida seria equacionada pela harmonia com o criador e a caminhada neste mundo passaria a ter um referencial seguro: "eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas" (Jo.  8:12).

O segundo - amor mútuo - supriria nossas necessidades horizontais na medida em que, se de fato nos amássemos uns aos outros, buscaríamos equacionar nossos relacionamentos interpessoais, políticos, econômicos, afetivos, enfim, tendo como paradigma a cooperação, não a competição sem ética; a solidariedade, não a exploração predatória; a liberdade, não a opressão cansativa.

Seguir esse mandamento de Jesus - fé e amor - é o caminho a ser perseguido e proclamado por nós que ansiamos vida melhor para todos. Não uma vida que todos tenham as "mesmas coisas", que todos "sejam iguais" sob o controle de um estado, mas que todos tenham  oportunidades para viver, a seu modo, de maneira compatível com sua origem na "imagem e semelhança de Deus", como revelada em Jesus.

0 comentários: