quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Confissão de fé - I João 4:15

“Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.” (1 João‬ ‭4:15‬)

Confissão significa reconhecimento publico de experiência que se deu na privacidade. No "evangeliquez", significa dizer diante de terceiros,  através do levantamento da mão ou saindo do lugar e indo à frente de um auditório ou submetendo-se ao batismo, que tomou a decisão de abrir o coração e receber Jesus como salvador de sua vida.

Entretanto, embora usado por pregadores evangelistas em campanhas, esse apelo de João, como já foi dito anteriormente, tem outro significado. Trata-se de desafio à reafirmação da fé, em contraste com aqueles que, publicamente, dentro da igreja, negavam Jesus como o Cristo, como o logos de Deus.

Embora seguir a ética de Jesus de Nazaré seja suficiente para uma mudança radical nos padrões de relacionamentos interpessoais, sociais, políticos ou econômicos, o não reconhecimento do Cristo, do logos -  sentido -, a retirada da dimensão do mistério, do místico, do sobrenatural da história de Jesus, gera a falta de consistência existencial, precursora do "comamos e bebamos que amanhã morreremos", ratificadora do "cada um faz o que der na telha". Se nada há para além do "aqui e agora", não há sentido sustentável para o "aqui e agora".

0 comentários: