sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Espíritos Incrédulos - I João 4:1

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1 João‬ ‭4:1‬)

De maneira inteligente, Christian A. Schwarz (Nós diante da trindade) esclarece que Deus se manifesta, nas Escrituras, como Criador, acima de nós; Salvador (Jesus), no meio de nós e Consolador (Espírito Santo), dentro de nós. Por isso, conhecer a personalidade do Espírito Santo é importante, primeiro, para comparar nosso caráter com o de Jesus de Nazaré e, depois, para confrontar a personalidade de quem se apresenta em nome de Deus, mas pode ser falso profeta.

Quem conhece a personalidade do Espírito Santo ou Espírito de Deus ou, ainda, Espírito de Jesus, dispõe do parâmetro necessário para ajustar a própria personalidade e, estando devidamente ajustado, reduzir a probabilidade de ser enganado por falsos profetas. Observe: identificar falsos profetas afinados com o caráter do Espírito, é diferente de nos tornarmos cães farejadores, como ocorre com religiosos fundamentalistas dos extremos teológicos conservadores ou liberais.

O incentivo a sermos incrédulos, nesse texto joanino, é uma bênção, pois encoraja aqueles que são oprimidos por padres, pais de santo, pastores, médiuns ou líderes de quaisquer outras religiões que fazem uso da chantagem amedrontadora, opressora, para impor seus desejos e pontos-de-vista em nome de Deus.

0 comentários: