domingo, 31 de dezembro de 2017

Balanço 2017 - Gratidão

Deitei-me na deliciosa rede da varanda do apartamento onde moro, hoje lugar das minhas mais profundas introspecções e mergulhos espirituais, para recordar as pessoas - individualmente ou casal - que em 2017 nos abençoaram de maneira objetiva.

2017 foi um ano em que, como pastor, mesmo não estando à frente de uma igreja local por dar-me um período sabático, levei a palavra de Deus a milhares de pessoas, pregando em 13 igrejas de 6 estados do Brasil e dois dos Estados Unidos, sem contar as milhares que leram as devocionais que escrevi, a partir das leituras da carta de Paulo aos Filipenses e da 1* carta de João.

Porém, 2017 foi um ano em que, como pessoa, fui mais abençoado do que pude abençoar. Até o momento, 50 pessoas foram relacionadas numa lista que inclui apenas aquelas que: 
1) por iniciativa própria; 
2) de maneira explicita e personalizada
3) no ano de 2017 
4) fizeram algo (pelo que somos não pelo cargo ou função que ocupamos) que fez com que ficassem mais marcadas em nosso coração. (Não inclui, portanto, as que se prontificaram a algo, mas a concretização não foi necessária).

Para cada pessoa/casal, definí o motivo pelo qual nos sentimos abençoados, os quais passo a relacionar:

Acolhimento - pessoas que abriram as portas de suas casas para nos hospedarem ou oferecerem uma refeição por amizade (não incluídas as que foram não menos maravilhosas nos acolhendo em função de atividade ministerial).

Companhia - Gláucia especialmente, que esteve ao meu lado, vivendo as alegrias e dores desses momentos de incerteza e ansiedade que vivemos, por uma necessidade e escolha consciente minha.

Confiança - pessoas que, pouco me conhecendo, manifestaram confiança em nós, de maneira objetiva.

Conquistas - nossos filhos que, através de cada pequena conquista acadêmico-profissional, abençoaram nossos corações.

Cuidado - pessoas que usaram seus recursos técnicos e políticos para nos ajudar a sermos mais saudáveis ou abrir novos caminhos para nossas vidas.

Incentivo - pessoas que nos procuraram, particularmente, para dar uma palavra de incentivo, por saberem do nosso momento de transição. (Não incluo aqui, claro, aquelas  que enviaram impessoalmente vídeos ou textos, via WhatSapp, Messenger, etc, de auto-ajuda).

Oportunidade - pessoas que proporcionaram a nós uma oportunidade de viver experiências que renovaram nosso ânimo e edificaram nossa vida.

Reconhecimento - pessoas que um dia se sentiram abençoadas por nossas vidas e que agiram objetivamente em nosso favor fazendo algo que, para nós, representou um reconhecimento. Ainda que não tenhamos buscado esse reconhecimento, a ação delas nos abençoou.

Suporte - pessoas que nos ajudaram a concretizar nossas duas mudanças interestaduais e tudo o que delas decorreram.

Não me sinto endividado, pois sei que elas o fizeram por pura graça. Porém, por pura graça, espero fazer o mesmo com outros em 2018.

A cada uma delas, fica aqui nossa gratidão.

0 comentários: