quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Amor: o invisível ganha visibilidade - I João 4:12

“Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.” (1 João‬ ‭4:12‬)

Nem tudo que existe é visível. Nem tudo que existe é percebido por nós. Há realidades no ar que não percebemos devido as características do nosso cérebro. Necessitamos de tecnologias que traduzam/convertam o que está no ar para podermos perceber. É o caso, por exemplo, das ondas eletromagnéticas (celular, rádio, televisão, etc.).

Se não percebemos tudo o que existe, muito menos seríamos capazes de perceber aquele que não existe, que simplesmente é, pois tudo o que existe foi por ele criado. O que é, portanto, é o "absolutamente outro",  conhecido pela expressão Deus. O que percebemos de Deus é tão somente aquilo que ele se permitiu revelar. 

O amor é a "tecnologia" espiritual que torna visível o Deus invisível. Quando amamos, Deus se revela em nós e através de nós. Nas manifestações de amor Deus ganha um rosto. Por isso, segundo Jesus - expressão maior do amor de Deus e do Deus que é amor - , nosso serviço a Deus se concretiza quando servimos o outro: ““Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.” (Mateus‬ ‭25:37-40‬).

0 comentários: