quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Obediência - I João 3:24

“Os que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e ele neles. Do seguinte modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.” (1 João‬ ‭3:24‬)

Obedecemos movidos por pelo menos um de 3 motivos:  recompensa, medo ou consciência. Isso pode ser ilustrado usando o caso da entrega de dízimos, experiência milenar com registros anteriores ao surgimento das 3 maiores religiões do planeta - judaísmo, islamismo e cristianismo.

Os movidos à RECOMPENSA, se apegam as palavras bíblicas: "tragam o dízimo ... e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las" (Ml 3:10-11). Os movidos à MEDO se lembram dos gafanhotos de Joel‬ ‭1:4‬ e destacam: "Impedirei que pragas devorem suas colheitas" (Ml 3:10-11). Os movidos à CONSCIÊNCIA se regem por: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Coríntios‬ ‭9:7‬)

A obediência por consciência é fruto da compreensão do porquê, da razão de ser, do significado. Nas palavars de João, ela brota da confiança, da comunhão, da intimidade, da relação vivida entre Jesus e discïpulos, expressa nas palavras: "nele permanecem, e ele neles". É coisa do Espírito, não de medo ou barganha material.

0 comentários: