segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Confessar Jesus - I João 4:3

“mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.” (1 João‬ ‭4:3‬)

No contexto, a expressão "confessa Jesus" tem sentido diferente do usado em nossos cultos originários de movimentos avivalistas protestantes. Entre nós, a idéia de confessar a Jesus, significa recebê-lo como Senhor e Salvador pessoal. Somos uma cultura com bases religiosas cristãs na qual a divindade de Jesus é um ponto dado como definido.

Diferente também é o significado usado por Jesus: “Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.” (Lucas‬ ‭12:8‬). Nesse caso, o contexto indicava que "confessar a Jesus" deveria ser uma manifestação de coragem frente à oposição religiosa, aos desafios, que os discïpulos enfrentariam.

Em João, a expressão estava vinculada a um contexto no qual o rconhecimento de Jesus como encarnação do logos era objeto de questionamentos e trazia em si elementos de natureza filosófica presentes na cultura vigente. Na expressão de João, não confessar Jesus é atitude que não brota de Deus e quem o nega é considerado anticristo.

0 comentários: