domingo, 17 de junho de 2012

Plenitude de Deus - Vida cheia do Espírito Santo - 17.06.12 - 56/100 dias de oração pelo Brasil

Pode parecer paradoxal, mas acredito que quanto mais cheios do Espirito de Deus, mas plenamente humanos nos tornamos.

É simples: Deus não nos criou para nos tornarmos deuses como ele, mas para sermos humanos.

Tanto é assim que, depois de ter esclarecido que a distribuição de dons à igreja visava "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo", Paulo completa:
"Até que todos cheguemos a unidade da fé, , e ao conhecimento do filho de Deus, a homem perfeito, a medida da estatura completa de Cristo"(Ef. 4.13)

Homem perfeito não é homem sem defeitos, mas que cumpre a finalidade para o qual foi criado.

Se não fomos criados para evoluirmos até nos tornarmos anjos, como muito bem disse Robb Bell em SEX GOD, muito menos o fomos para nos tornarmos deuses.

Daí, também, ser Cristo nossa "medida de estatura". Justamente ele que, "
embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;   mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens". (Fp 2.6-7)

Não é demais nos lembrarmos, também, que na narrativa poética da criação, o que atraiu Eva a ceder à proposta da serpente, foi justamente a oferta tentadora da possibilidade dela tornar-se igual a Deus no conhecimento do bem e do mal.
   "Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!   Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus serão conhecedores do bem e do mal"." (Gen. 3.4-5) 

A idéia, portanto, de que quanto mais cheios da presença de Deus, mas nos alienamos desta vida, de nossa humanidade, não se sustenta. É equívoco acreditar que a plenitude de Deus se torna realidade quando nos isolamos do "mundo", como monges ou eremitas. Jesus orou com muita clareza: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal" (Jo. 17.15) .

Aceitemos, então, nossa condição e abramos o coração para sermos cheios Espírito Santo de Deus, a fim de vivermos de maneira saudável, glorificando a Deus através da plena humanidade.

Abraços do seu pastor,

0 comentários: