segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Fruto do Espírito na Vida Familiar - 18.06.12 - 57/100 dias de oração


"Se, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos" (Gal. 5.15)
Esse verso faz a ponte entre a realidade que se manifestava no coração da igreja da Galácia e o desejável a ser perseguido.

A realidade apontava um conflito entre os que defendiam que a igreja deveria ser norteada pela lei (simbolizada na exigência da circuncisão) e vida sob a graça divina, conforme revelada a Paulo.

Não só isso. Por ser a vida na graça algo novo, a igreja ainda estava aprendendo a conviver com seus efeitos colateriais. Um deles era o mau uso da liberdade.

Paulo ensina que a liberdade deveria ser usada para uma vida de serviço movido pelo amor. Se isso não fosse observado, haveria destruição mútua. Daí o texto:
"se, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos" (Gal. 5.15)
Em seguida, caracteriza as diferenças dos efeitos da vida sob a pressão da lei e dos efeitos sob a liberdade da graça.

A vida sob a lei, também entendida como a vida na carne, produziria: "prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras discórdias, dissenssões, facções, invejas, bebedices, glutonarias", etc..

A vida sob a graça, em oposição, produziria: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio", também conhecidos como "fruto do Espírito".

Pense, então, na realidade de sua família hoje. Leia cada palavra que caracteriza o fruto da carne e o fruto do espírito e anote qual deles está presente em seu lar.

Qual foi a conclusão? Em sua família predomina a lei ou a graça? O fruto da carne ou o fruto do Espírito?

Peça a Deus, em oração, que te ajude a cooperar para que, em sua família, prevaleça o fruto do Espírito. Isso fará com que, em vez de tristeza, ódio ou medo, predomine um saudável e construtivo ambiente alegre e amoroso.


Abraços do seu pastor

0 comentários: