terça-feira, 26 de junho de 2012

Policiais e Agentes de Segurança Pública - 26.06.112 - 65/100 dias de oração pelo Brasil



Quando criança, lá em Garça, a única viatura de polícia da cidade era um JEEP todo preto e branco. Seja pelas cores ou por uma piada já à época preconceituosa, ela era conhecida como "corintiana". Quando um garoto queria assustar o outro gritava: "olha a corintiana!" e todos davam um jeito de se esconder, pelo medo de ser preso.

Cresci, o medo se foi, mas tornei-me uma pessoa empenhada em respeitar as leis, bem como os policiais e demais agentes de segurança pública. Lamento, então, quando vejo notícias de crianças sendo mortas por algum deles e de adultos os olhando não como alguém que é treinado e pago para garantir nossa segurança, mas como um adversário da população.

Lembro-me da admiração de meu filho quando compartilhava comigo que uma colega de escola, em Coral Springs, disse que se tornaria policial. Quantas crianças sonham com isso no Brasil? Esta falta de admiração é fruto de uma série de fatores, na maioria absoluta deles, alheios ao agir dos policiais. Eles, em sua quase totalidade, são pessoas  do bem que, com condições mínimas seja de remuneração, de capacitação ou de equipamentos para trabalhar, expõem suas vidas diuturnamente em nosso favor.

Se alguns agem favoravelmente diante de enriquecidos e de forma truculenta diante de empobrecidos, isso é um reflexo da cultura geral no país. Nos não olhamos as pessoas pelo que são, mas pelo que tem ou, pelo menos, parecem ter.

Hoje estamos aqui orando pelos policiais e agentes de segurança pública. São um dos segmentos que mais sofrem no sistema  público brasileiro que, por sua estrutura geral, nega o direito à vida de boa qualidade à maioria de seus participantes.

Lutar por uma sociedade melhor, significa também lutar para que o processo de seleção para o exercício dessas funções e as condições oferecidas para o trabalho sejam melhores. Significa trabalhar para que cada profissional desta área tenha acesso a Jesus, não como um protetor místico para momentos de conflito, mas como aquele que torna possível uma relação saudavel com Deus, como um referencial de vida no que se refere a valores a serem observados.

Abraços do seu pastor,

0 comentários: