segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Região Norte: Panorama, Necessidades e Desafios - 24.06.12 - 63/100 dias de oração pelo Brasil

Orar pela Região Norte do Brasil não é difícil para mim, pois, como já disse no texto "Povos Ribeirinhos da Amazônia", Gláucia nasceu nela, mais precisamente em Itacoatiara, AM. Portanto, desde 1981 iniciei uma aproximação com aquela região, primeiramente através de informações, depois, de visitas.

Viajar à região norte é impressionar-se com a extensão aparentemente sem fim da Floresta. Olhando do avião, parece um oceano verde. Do alto, porém, não dá pra se ter idéia da quantidade e riqueza de vida que se desenvolve em suas entranhas. Mas dá pra avaliar a importância dela para nós brasileiros e para todo o planeta.

Claro que os interesses de outros países, especialmente os do primeiro mundo, em favor da preservação da floresta são múltiplos. Ela é bastante importante seja pelo oxigênio que produz, pela biodiversidade ou até mesmo pelo que esconde em seu solo. Para nós, porém, neste dia em que oramos pela Região Norte, sem desprezar a importãncia da floresta para o meio ambiente, é importante que oremos pelas pessoas que nela vivem.

Lembro-me de que na década de 80, em uma das primeiras vezes que lá estive, o assunto da hora era as restrições
que estavam sendo estudadas para venda de motoserras. Conversando com um morador ele dizia o quanto tal medida poderia influenciar negativamente a vida dos moradores. Dizia ele que, se o país tinha interesse em preservar as matas, deveria compensar os nativos dando-lhes alternativas economicamente sustentaveis de vida.

Sem entrar no mérito do assunto, parece óbvio o oferecimento de alternativas aos moradores, se defendemos a manutenção do verde, de onde ele tira seu sustento. Por isso, ao falar a respeito do assunto "preservação da amazônia", é essencial quem pensemos não somente nos interesses de quem está de fora, mas também e especialmente, nos dos lá nasceram e vivem.


Além disso, nunca é demais lembrar que as necessidades dos moradores da região norte são semelhantes a de todos os seres humanos, no que se refere à vida espiritual. Portanto, se agir em favor da defesa do meio ambiente, oferecendo alternativas sustentáveis a eles é importante, mais importante ainda é oferecer-lhes alternativa sustentável para preencherem o vasio existencial e espiritual de suas vidas.


Por termos experimentado o que a confiança na graça de Deus manifesta em Cristo oferece, é legítimo que compartilhemos tal experiência, bem como os ensinos que nos levaram a ela. Compartilhar a fé em Jesus, segundo os registros dos evangelhos, além de importante à vida dos que a recebem, também deve conduzí-los a lidar com o meio ambiente de maneira mais consciente, até porque o evangelho visa a vida em sua integralidade e não apenas sua dimensão espiritual.


Abraços do seu pastor,

0 comentários: