quinta-feira, 7 de junho de 2012

Transcopa - 07.06.12 - 46/100 dias de oração pelo Brasil

Uma das atividades ministeriais que têm nos trazido muita alegria nas últimas semanas é o início do funcionamento da Escolinha Esportiva do Centro Comunitário Batista Clériston Andrade - CECOM - da Igreja Batista da Graça. São 40 crianças que, sob a liderança de Celson Amorim da Encarnação e Oltânio Santana de Oliveira (vice-presidente do CECOM), estão desenvolvendo atividades esportivas, semanalmente, em nossa Quadra. Se o fato em si é importante, ele ganha ainda mais significado quando relembramos a história.

Quando pastor da Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem, Recife, sonhei com uma quadra no estacionamento da Igreja, mas não tive oportunidade de usufruir pessoalmente ou concretizar um ministério nela. Sempre que pensava na possibilidade de tê-la, a comunhão da igreja e o desenvolvimento de atividades voltadas para crianças empobrecidas da periferia de Boa Viagem, eram os motivos principais. Porém, assim que o piso foi concluído, deixei o Recife e passei dois anos fora do Brasil. Ao chegar ao Salvador, visualizei o mesmo para o estacionamento da IBG/CECOM.


O mais interessante, porém, estava por vir.


Ainda estávamos na fase de trocar idéias com membros sobre o assunto, sem qualquer projeto arquitetônico ou das atividades a serem desenvolvidas, quando, após ter sido preletor do acampamento de jovens da IBG, no carnaval de 2009, o preletor, Pr. Jonson Tadeu, da I.B. do Trapiche, em Maceió, voltou à IBG. Na ocasião, falou-nos mais detalhadamente do projeto esportivo que desenvolvia em sua igreja e do trabalho na Coalisão Brasileira de Ministérios Esportivos ; deu-nos sugestões de como aproveitar melhor o espaço para a quadra no estacionamento e falou-nos, também, do projeto da CBE, já em fase de preparação, para atuar nas cidades sedes da Copa de 2014.


A partir daí, sob a liderança do Pr. Nilton Marcelino (empossado pastor de jovens em agosto de 2009), passamos a planejar a hospedagem da Conferência Internacional de Ministérios Esportivos, que ocorreria em nossa igreja, em janeiro de 2010. 


Curiosamente, nesse mesmo período, Celson Amorim (hoje coordenador do ministério de esportes da Igreja e voluntário do CECOM), capitão da Marinha e já envolvido com o CEFLAL 
(Centro de Formação de Líderes Para América Latina), estava se transferindo para Salvador e visitando a IBG.

Esses dois fatos - a vinda do Pr. Jonson e a chegada de Celson - passaram a ser vistos não como coincidência, mas como evidência de que Deus tinha muito mais a ver com isso do que pensávamos.


Visualizando a Copa de 2014 e as Olimpídas de 2016 e o que isso significaria em termos de investimentos em esportes e oportunidade de evangelização (no sentido amplo da palavra), passamos a trabalhar mais intensamente em torno da idéia. 


Em outubro de 2010 iniciávamos um projeto de reformas que mexeria profundamente na área externa do CECOM/IBG. A forma generosa como os membros da igreja reagiram com suas ofertas, confirmou ainda mais nossa convicção de que estávamos no caminho certo.

Mesmo em meio a turbulências vividas no final de 2010 e início de 2011, a igreja manteve-se focada no projeto. Hoje a quadra é realidade, crianças já estão sendo abençoadas com a Escolinha Esportiva (além da comunhão de membros, agregados e amigos); parcerias em função da Copa estão sendo analisadas pela presidência do CECOM e estamos atentos à direção dos ventos para aproveitar todas as possibilidades decorrentes dos eventos esportivos mundiais que serão realizados no Brasil nos próximos anos.


Para nós da IBG, a Copa é uma boa motivação e oportunidade de avanços no sentido de impactar a cidade com o evangelho de Jesus, mas nossa maior motivação são as crianças que, antes e depois da Copa, poderão ser abençoadas por um projeto sócio-esportivo-espiritual de manutenção relativamente baixa e impactos espirituais e sociais incalculáveis.


Por isso, ao orarmos hoje pela "Transcopa", agradeçamos pela resposta da IBG ao agir de Deus e, por cada vida que, de maneira direta ou indireta, possibilitou e continua possibilitando a concretização de tão importante momento de nossa história. Mais ainda: oremos pelo agir de Deus através de nós, especialmente em questões relacionadas à Copa do Mundo de Futebol, em 2014, que terá Salvador como uma de suas sedes.


Abraços do seu pastor,

0 comentários: