terça-feira, 5 de junho de 2012

Santidade e Integridade dos Líderes Espirituais - 05.06.12 - 44/100 dias de oração pelo Brasil

Se santidade é sinônimo de salvação na linguagem sacerdotal e se salvação, soteria no grego, tem sentido também de cura, remédio, sinto-me ainda mais à vontade para afirmar que santidade e integridade não são duas coisas que experimentamos ou vivenciamos separadamente, mas que integridade é decorrente de santidade.

Em outras palavras, integridade, seja em seu sentido ético, seja em seu sentido psicológico, é decorrente de uma vida saudável, ou santa, como diriam os sacerdotes.


Se uma pessoa foi alcançada pela cura (salvação na linguagem religiosa), ser integra é um desdobramento natural. Pode não ser perfeitamente integra, da mesma forma que a salvação que alcançamos na graça de Deus não se manifesta em sua plenitude neste tempo, segundo os ensinos das Escrituras que servem de parâmetro para nós cristãos. Mas o desejo e empenho para manifestá-la em nossas vidas é coerente com a experiência de salvação ou, santidade, que declaramos.


Reconheço que as palavras não têm exatidão matemática e que o significado pode variar de acordo com o contexto no qual são usadas. Mas, de uma maneira geral, santidade é sinônimo de salvação na linguagem sacerdotal e, como pode ser observado em sua história, nos textos bíblicos, ela se relaciona à saude nas diversas dimensões da vida.


Então, a probabilidade de um líder espiritual não ser santo e, por isso, não manifestar-se íntegro, é bastante reduzida, se comparada com a de um líder religioso. Presume-se que o líder espiritual seja alguém que, efetivamente, foi tocado por Deus em sua vida. Já o líder religioso, pode ser tão somente um profissional de serviços religiosos, que manipula bem os símbolos da religião e administra adequadamente as questões relacionadas à instituição para a qual trabalha.


Não é comum que se faça tal distinção - entre lider espiritual e religioso -, mas ela é essencial para quem se declara salvo e quer manifestar, dentre outras, a integridade.


Hoje estamos orando por nossos líderes. Observemos se suas vidas manifestam espiritualidade ou religiosidade, nos termos aqui descritos. Peçamos a Deus para que eles possam transceder o mero ritual e profissionalismo religioso e busquem viver a espiritualidade em sua profundidade, a fim de que sejam saudáveis e também instrumentos de Deus para a saúde do povo e da sociedade na qual está inserido.


Abraços do seu pastor,

0 comentários: