domingo, 10 de maio de 2009

Você é esquerdista?

O anonimato caracteriza pelos menos dois tipos de pessoas: famosas que se acham muito importantes para aparecerem dialogando com gente simples; gente simples que se acha muito medrosa para aparecer dialogando com quem consideram famosas. Como não me considero simples, muito menos famoso, preciso pesquisar outras alternativas para os anônimos que vez por outra comentam por aqui.

Mas, vamos lá. Um desses (ou dessas) fez-me algumas perguntas e vou tentar respondê-las.

I
Você é esquerdista?

Claro que não sou esquerdista. Qualquer ser humano é muito rico e multidimensional pra poder ser enquadrado de forma absoluta em qualquer categorização.

Ser esquerdista ou direitista pode ser aplicado à política teológica, filosófica, social, econômica, moral, psicológica, acadêmica e por aí afora. Alguém pode ser esquerdista em uma dessas áreas e não em outras; Pode identificar-se com elementos de esquerda dentro de cada uma dessas áreas e não com todos.

Além disso, há uma relatividade de termos. Veja, por exemplo:

- Obama é de esquerda, se comparado à política dos republicanos do seu país;

- Fidel é um ditador tido de esquerda que tolhe a liberdade de “seu”, literalmente, povo, isto é sua propriedade;

- Chaves é de esquerda, eleito tão democraticamente pelo povo venezuelano como Lula no Brasil, mas está estatizando a economia;

- Lula, eleito como sendo de esquerda, disse que nunca se classificou como de esquerda e acabou seguindo a macro política econômica neo-liberal de seu antecessor e, até agora, o que fez pelo povo foi dar de comer, aumentando sua dependência sem ensinar-lhes a pescar e alegrando profundamente os grande investidores financeiros.

Votei em Lula a vida toda, mas detestaria se ele estatizasse o país, pois, a meu ver, empresas estatais são redutos da corrupção.

Algumas cabeças pensantes deste país que defendem a estatização e o socialismo é formada por representantes de funcionários públicos, cuja estabilidade no emprego está garantida independente da qualidade dos serviços prestados.

Assim, seria importante você definir se quer saber se sou esquerdista em que dimensão da vida.

Em termos batistas não me considero esquerdista, mas:

- questiono a caixa preta que é o sistema administrativo da maioria de nossas organizações e posso provar isso. A transparência de dados só é apresentada quando favorece que está na direção. Raramente um dado desfavorável é apresentado nos relatórios das assembléias e morremos de medo de criar um banco de Indicadores do Desenvolvimento da Denominação. Há um aprovado no Conselho da CBB há quase dois anos que não saiu do papel;

- questiono a política herética adotada por alguns líderes que discursam a liberdade de pensamento e expressão como bandeira histórica nossa - o que de fato é – mas agem como caçadores de bruxas sempre que alguém desponta ensinando diferente deles ou colocando em xeque suas afirmativas;

- questiono o discurso bonito de que somos baluartes da democracia quando estamos cada dia mais centralizando nossos sistemas decisórios e dificultando mais o acesso a informações relevantes. Posso provar isso.

- Sou pela liberdade, pela transparência, pela austeridade, pela justiça, pela lealdade e gostaria que isso fosse cobrado de mim e todos cobrássemos isso uns dos outros.

0 comentários: