domingo, 10 de maio de 2009

Jesus é o único salvador? ou as outras religiões podem garantir salvação?


Jesus é o único salvador? Ou as outras religiões podem garantir a salvação?

Minha confissão de fé é que, para mim Jesus é único e suficiente salvador. Jesus é caminho, é água da vida, é pão da vida, é ressurreição e vida. Nele encontrei as respostas que precisava para equacionar minha relação com Deus e me sinto plenamente em paz na fé que ele fez brotar em meu coração, independente dos cristianismos posteriores, inclusive paulinismos, petrinos, joaninos, catolicismos, protestantismos, evangelicalismos, fundamentalismos e por ai vai. Por isso anuncio a quem quiser ouvir que nEle a gente pode confiar.

Amo a Jesus sem falso pietismo porque ele fez diferença em minha vida. Ele deu sentido à minha existência, independente das elaborações teológicas sistematizadas por outros aprendizes dos mistérios divinos.

Creio que Deus se manifesta, como bem disse Christian A Schwarz, como criador, acima de nós, como Espírito Santo, dentro de nós e como salvador Jesus, entre nós. E essas três manifestações cumprem seu papel quando nos levam a viver Deus na maior intensidade possível. Jesus me ajudou a isso, por isso creio nele como meu único salvador.

Se, entretanto, sua pergunta tem uma ideologia político-apologética, não afirmaria que Jesus é o único, ainda que esta tenha sido esta a percepção dos escritores dos textos canonizados pela igreja e que são chamados de Novo Testamento.

Digo isso não porque tenha dúvidas quanto a minha fé nele, mas por crer num Deus que é soberano, gracioso e criador de todas as gentes que viveram antes, durante e depois de Jesus sem tê-lo conhecido como Jesus de Nazaré.

Assim sendo, anuncio a superioridade de Cristo para minha vida, mas deixo o julgamento sobre a salvação daqueles que seguem por outros caminhos nas mãos do criador, preferindo me recolher a minha insignificante condição de criatura, cheia de perguntas que não calam em minha mente.

as outras religiões podem garantir a salvação?

Quanto a garantia que outras religiões poderiam dar a salvação de alguém, afirmo com segurança que nenhuma religião pode garantir a salvação a quem quer que seja. Nem mesmo a religião denominada cristã. A única garantia que uma pessoa pode ter quanto a salvação é aquela que é baseada na infinita e amorosa graça de Deus recebida por nós por meio de uma fé viva.

Essa garantia é experimentada por corações extremamente cheios de humildade para reconhecer que Deus é o doador da vida e Ele faz dela o que bem entender.

Não é, portanto, a sistematização do pensamento teológico, o aperfeiçoamento de nossa conduta ou a filiação a uma corrente de pensamento doutrinário ou marca denominacional que nos assegura salvação, mas a fé num Deus que é amoroso, misericordioso, gracioso e soberano.

0 comentários: