domingo, 10 de maio de 2009

Por que será que nos paises de esquerda os cristãos são tão perseguidos?

IV

Por que será que nos paises de esquerda os cristãos são tão perseguidos?

Esta pergunta é um pouco mais complexa. Ela exige algumas definições preliminares, por exemplo:

Que definição você estaria usando para o conceito esquerda?

A que países de esquerda você se refere?

- A china poderia ser definida como politicamente de esquerda e economicamente de direita e lá há perseguição, certo?

- A índia parece ser economicamente de direita e lá há perseguição religiosa, certo?

- A maioria das ditaduras do oriente médio é de direita e lá há perseguição política, certo?

- O Brasil se orienta pela liberdade religiosa, mas há seguimentos evangélicos que perseguem os seguidores de cultos afro e há aqueles que perseguem irmãos da mesma denominação religiosa, mas que não rezam por suas cartilhas importadas do fundamentalismo predominante na Convenção do sul dos Estados Unidos, certo?

A outra questão seria: qual é a sua definição do conceito cristão?

Para alguns, cristão são somente aqueles que seguem seu modo de interpretar a Bíblia; para outros, aqueles que estão debaixo do mesmo guarda-chuva religioso, da mesma marca denominacional.

Se há perseguição lá fora, ninguém pergunta o tipo de cristão que está sendo perseguido. Se é aqui dentro, só nos interessa se fizerem parte do grupo de afinidade mínima com aquilo que cremos.

Ainda assim tentaria dizer que cristãos podem ser perseguidos por pelo menos duas razões:

1) Por levarem a sério os valores do reino de Deus, lutando para que eles se tornem realidade na sociedade em que estão – tais cristãos – inseridos. Estes, independente da marca religiosa, sempre serão perseguidos;

2) Por confundirem valores do reino de Deus com estrutura de viabilização de projetos sociais e se posicionarem politicamente a favor ou contra este ou aquele grupo dominante ou dominado.

Penso que não há um sistema ou partido político que seja um retrato perfeito do reino de Deus, nem do diabo. Há aqueles que evidenciam mais um do que outro, mas todos apresentam virtudes e defeitos, em maior ou menor grau. Se queremos ser cristãos relevantes para o mundo, devemos deixar claro que nossa posição não é contra ou a favor a este ou àquele sistema ou partido, mas críticos daquilo que, seja em que sistema ou partido for, contraria claramente os valores do reino de Deus.

E isso deve ser feito com o máximo de diálogo possível e demonstração de boa vontade para com a coletividade e não somente com os detentores ou prisioneiro do poder

0 comentários: