sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lideranças das igrejas - 11.05.12 - 19/100 dias de oração pelo Brasil

Tenho dito e repito. Não há igreja problemática. Há líderes despreparados espiritual, emocional e tecnicamente.

Os membros em geral da igreja estão em busca de uma vida feliz, de um relacionamento com Deus e de fazer algo em prol do Reino.

Os líderes da igreja podem ajudá-los com sua disposição, disponibilidade, suas atitudes, visões e ações a atingirem seus objetivos ou não. Depende da inclinação do seu coração.

Lideres guiados por valores e sentimentos do Reino de Deus ajudam a igreja no cumprimento de sua missão. Quando, porém, o coração de pessoas com capacidade de liderança é guiado por motivos inapropriados e suas motivações não coincidem com as do Reino de Deus, a igreja sofre impactos negativos em sua comunhão, seja com Deus ou com o semelhante, e no cumprimento de sua missão.

Quem busca construir uma igreja saudável deve se interessar em preparar pessoas cujo desejo essencial da vida seja, de fato, servir a Deus de todo coração e entendimento.

Muitas vezes nos enganamos acreditando que pessoas são líderes pelo simples fato de ocuparem cargos ou funções (da mesma forma que nos enganamos acreditando que o fazer religioso seja sinônimo de espiritualidade). Equívoco. Cargo e função não transformam alguém em líder, apenas amplia, dá visibilidade e fortalece suas ações. Uma pessoa em cargo ou função de liderança multiplica sua influência. Se não for líder, isto é, se não tem clareza de objetivos, se não é guiado por bons motivos e se não se prepara espiritual, emocional e tecnicamente para estar à frente, o cargo apenas acentuará suas deficiências. E todo o  grupo sofrerá as consequências.

Quando, porém, um líder preparado nas diversas dimensões da vida ocupa cargos e funções de liderança, a igreja caminha feliz, fazendo e fazendo bem, o que é agradável aos olhos de Deus.

Quer entender a razão de um grupo feliz e vitorioso? Quer entender as razões de um grupo conflitante e com baixa autoestima? Comece olhando para sua liderança. Descobriu qualidades positivas no grupo? Descobriu qualidades negativas no grupo? Analise a liderança e nela encontrará as mesmas qualidades. O grupo está amargo, desmotivado, desarrumado? Analise a liderança...

É a liderança que faz a diferença pra melhor ou pra pior na caminhada de um grupo. Repito: não se define pessoa de liderança pelo cargo ou função que ocupa, mas pela capacidade que tem de influenciar semelhantes a realizar de determinado objetivo.

Seu grupo apresenta um problema? Não tenha dúvida: procure quem o está influenciando com sua liderança negativa. Encontrada a pessoa, de duas uma: ou investimos nela pra que se enxergue e se proponha a trabalhar para anular os efeitos negativos de sua personalidade ou trabalhemos para que sua capacidade de influenciar negativamente o grupo seja minimizada ou até, em último caso, anulada. Sem um dessas de-cisões a caminhada será de eterno conflito e sofrimento.

Oremos, então, pra que Deus nos de não somente discernimento, isto é, capacidade de perceber, de distinguir, mas também coragem para de-cidir, pois sem ação visando mudanças, mudanças não acontecem.

Abraços do seu pastor,

0 comentários: