quarta-feira, 2 de maio de 2012

02.05.12 - 10/100 dias de oração pelo Brasil -Colheita no mês de julho - Trans 2012

  Já trabalhei algumas vezes na colheita de café. É o período em que os cafezais produzem seu fruto e os trabalhadores vão de pé em pé, primeiro retirando-os com as mãos e deixando-os no chão; depois, usando um rastelo, montes são formados numa mistura com terra e folhas, por exemplo; em seguida são colocados numa peneira, peneirados e separados de toda sujeira; então são colocados dentro de sacos e levados para o terreiro onde secarão para, finalmente serem ensacados e recolhidos num depósito, de onde serão vendidos para serem torrados, moidos e consumidos..

A colheita ocorre porque pés de cafés foram plantados, adubados, molhados e, por isso cresceram e frutificaram.

Hoje, nossa oração pelo Brasil é no sentido de ver pessoas se envolvendo na colheita que será feita no mês de julho.

Colheita do que?

A palavra colheita aqui é usada no sentido de ver o resultado daquilo que se plantou.

A idéia, portanto, não é sair recolhendo pessoas para ensacá-las e colocá-las num depósito - também conhecido como templo - até o dia em que serão compradas - levadas para o céu. O que se pretende é que o amor de Deus, manifesto em Jesus Cristo, seja plantado no coração das pessoas, na esperança de que frutifique, tais pessoas se tornem amorosas, contagiem os semelhantes e assim vivam uma vida na qual reina o amor: a Deus, a si mesmo, ao próximo, ao meio ambiente, à vida, enfim.

Não se trata, portanto, de uma competição religiosa de mercado, na qual demonstraremos que somos capazes de conquistar pessoas para nos tornarmos mais poderosos do que outros grupos religiosos, mas de ajudar individuos a se encontrarem com o sentido da existência que se resume na palavra amor.

Os efeitos individuais, sociais e escatológicos são decorrentes do que se plantou e germinou no coração: a palavra da manifestação amorosa de Deus, em Jesus Cristo.

Em Julho, portanto, ao mesmo tempo que plantaremos a palavra amorosa encarnada de Deus - Jesus -, também colheremos a que já vem sendo plantada na vida de muitos.

Oremos, então, para que haja engajamento dos que já experimentaram o amor de Deus, neste grande período de plantio e colheita.

0 comentários: