sexta-feira, 4 de maio de 2012

04.05.12 - 12/100 dias de oração pelo Brasil - Trabalho com Dignidade

Nesta sexta-feira, 04 de maio, estamos sendo a convidados, pela Convenção Batista Brasileira, através do roteiro de oração do livro "100 dias que impactarão o Brasil", a orar por "Trabalho com dignidade".  

Percebe-se, então, que o pedido não é por qualquer trabalho. 

  O pedido é por trabalho "apropriado, conveniente, adequado, que está em conformidade". Ou seja:
 

Um trabalho que não contraria a ética.
 

Um trabalho perto de casa. 

  Um trabalho no qual o tempo investido não é desumano.  

Um trabalho cujo pagamento seja adequado não só ao conhecimento e energia investidos, mas à natureza espiritual humana.  

Um trabalho no qual o resultado econômico-financeiro seja compartilhado de forma justa entre proprietário do capital e proprietário da mão ou mente de obra.  

Um trabalho no qual os envolvidos sintam-se como seres humanos e não escravos ou animais.

Quando a oferta de trabalho é abundante, o indivíduo pode escolher o que melhor atende as necessidades da diversas dimensões de sua vida. Quando não, fica sujeito ao primeiro que puder suprir suas necessidades básicas e exposto até a submeter-se a condições que ferem sua dignidade ou a legislação vigente.  

Fui criado no interior paulista numa família cujos avós vieram da Espanha, na primeira metade do século passado, em busca de trabalho. (Justamente a Espanha que um século depois vive um momento no qual 50% dos jovens não têm emprego e que está indo às ruas manifestando-se pelo direito ao trabalho). 

  Fui criado, então, sob a ideologia do trabalho.  

Impressionava-me, por isso, há 8 anos, passar pelas ruas do Sul da Flórida e ver placas de ofertas de emprego que nas portas ficavam por semanas, pela abundância de oferta, depois de ter deixado pra trás um país com índices alarmantes de desemprego.  

Hoje, nossos indicadores melhoraram e os dos Estados Unidos, ainda que não tenham atingido metade da média experimentada por nós, tornaram-se assustadores para sua população. 

Com a inversão dos índices, percebemos que, do lado de cá, os indicadores apontam aumento na satisfação da população, enquanto do lado de lá, manifestações já acontecem pelas ruas do país.  

Isso simplesmente reafirma a importância do trabalho. Oremos, então, por mais trabalho. 

Incluamos, porém, em nossas orações, o pedido pelo modo e finalidade do trabalho, ensinado nas Escrituras: "trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. " (Ef. 4.28).  

Oremos, pois, por trabalho com dignidade.

Abraços do seu pastor,

0 comentários: