segunda-feira, 7 de maio de 2012

As nações clamam por Deus - 07.05.12 - 15/100 dias de oração pelo Brasil

        Gosto muito da expressão de Paulo, no Areópago, quando ele diz aos seus interlocutores: "Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio." Ela retrata uma realidade presente em cada ponto do nosso planeta.

Não é preciso muito exercício de leitura, observação, conhecimento, enfim para percebemos que, em todas as nações, há um sentimento comum de busca por uma aproximação com Deus que se manifesta das mais diversas maneiras.

Mas esse sentido de busca não é a única evidência de que todos os povos sentem necessidade de Deus. As evidências da falta de comunhão com Deus, manifestas na ausência de amor fraternal, de solidariedade, de justiça social, de respeito ao corpo e à vida, enfim, também demonstram a ausência do conhecimento de Deus.

Tais evidências não devem ser meras observações intelectuais, para serem apenas descritas ou debatidas academicamente. São indicadores de que há um clamor que precisa ser ouvido e atendido.

Cremos que  o Cristo dos evangelhos, não o cristianismo como se estruturou ao longo da história, responde plenamente a tais necessidades presentes nos corações de individuos e sociedades. Se isso tem sido verdade para nossas vidas, porque não compartilhar com aqueles que estão distantes, tanto quanto com os que nos rodeiam?

O indivíduo como alvo e Cristo como resposta aos seus anseios espirituais devem ser o motivo de nossa ação missionária no mundo. Se verdadeiramente o evangelho de Jesus chegar ao coração das pessoas, elas agirão como fermento que leveda toda a massa, exercendo forte influência, de diversas maneiras, no rumo das nações.

Há N exemplos de como pessoas, movidas pelo evangelho, fizeram profunda diferença nos rumos de sociedades.
Não defendo o pensamento que diz que as mudanças sociais ocorrem na medida em que cada indivíduo se transforma. Defendo que as mudanças sociais ocorrem quando indivíduos, movidos pelo amor de Deus, decidem ser agentes de mudança.

É equívoco identificar o tipo de estrutura religiosa dominante nas nações e oferecer a nossa estrutura religiosa como alternativa. Isso é um forte elemento gerador de conflitos, pois as disputas entre religiões que querem se impor podem ser equiparadas às disputas entre partidos políticos pela ocupação dos governos.

Se queremos responder ao clamor das nações, inclusive da nossa, que conheçamos, experimentemos e vivamos o amor de Deus manifesto em Cristo, permitindo e trabalhando para que seus efeitos alcancem as estruturas individuais e sociais.

Não são números, nem disputas religiosas que devem ser usados como motivação, ainda que isso nos impressione. Nossa resposta ao clamor das nações deve ser através de manifestações amorosas movidas pela resposta que demos à manifestação do amor de Deus em Cristo Jesus.

Estejamos, pois, atentos ao clamor das nações. Oremos por nossas vidas e participação na resposta a este clamor.

0 comentários: