sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como sua oferta faz Missões - 18.05.12 - 26/100 dias de oração pelo Brasil

Um dos diferenciais da maioria das igrejas batistas que eu jamais imaginei que um dia precisasse enfatizar, são os princípios que norteiam sua administração financeira.  

A ênfase neste diferencial não se dá em função dos membros da igreja. É uma necessidade de pessoas habituadas a ouvir que alguns donos de "igrejas particulares" estão se enriquecendo de maneira assustadora, sem qualquer pudor.  

Conquanto reconheça a importância  de enfatizar o princípio norteador da administração financeira da maioria das igrejas batistas, tenho a convicção de que não é este o motivo que leva pessoas a contribuirem. Isso pode até influenciar, mas o que leva uma pessoa a contribuir é o amor que ela tem pela obra missionária da igreja.  

Quando falo de obra missionária, não me refiro ao sentido que predomina na cabeça de alguns: enviar missionários para falarem do céu e do inferno, muito mais do inferno do que do céu, e plantar igrejas como se isso fosse um fim em si mesmo. Falo da identificação que cada pessoa tem com a vida e missão de Jesus e sua reprodução no cotidiano. 

Alguns textos expressam claramente o modelo de vida e a missão de Jesus. Exemplos:  

"Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele. (Atos 10.37-38)  

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor"  

Falar, então, de como nossa oferta faz missões, é falar de como cada centavo aplicado pode resultar na reconciliação de pessoas com Deus e suas repercussões, individuais e sociais, no tempo e no espaço. É falar de como os recursos financeiros são aplicados em favor da reprodução da vida de Jesus em nossas vidas, na vida dos que nos cercam e na vida da sociedade na qual estamos inseridos.  

Portanto, sustentar financeiramente  pessoas conhecidas como missionários, que se dedicam exclusivamente à proclamação, ao ensino, ao serviço em prol do semelhante,  é uma estratégia muito importante, mas não é, jamais, a razão última da ação missionária de uma igreja.  

Quando me deparo com pessoas que não contribuem financeiramente para a obra missionária da igreja (repito: não restrinja isso a campanhas  para levantamento de ofertas) jamais levanto a hipótese disso se dar por pobreza financeira da pessoa. Isso se dá por pobreza espíritual. Tenho convivido com pessoas empobrecidas que estampam um imenso sorriso no rosto cada vez que entrega uma moedinha para cooperar com o ministério missionário da igreja. (Da mesma forma que conheço outras, enriquecidas, cujos bolsos são tão travados quanto seus rostos, quando o assunto é contribuição financeira).

  Neste dia em que oramos pela obra missionária, oremos por nosso enriquecimento espiritual, pelo fortalecimento de nossos compromissos com o reino de Deus, a fim de que nossa participação no sustento financeiro, ainda que pequena, seja uma expressão da riqueza de nossa relação com Deus.

Abraços do seu pastor,

0 comentários: