sábado, 1 de agosto de 2009

Rei Vitorioso

2 Samuel 8.1-15
“Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel, e administrava a justiça e a eqüidade a todo o seu povo” (v.15).

Ninguém entra num empreendimento planejando ser derrotado. As definições do que seja vida vitoriosa podem ser diferentes, mas vencer é o que todos sempre desejam.

Pelos critérios materialistas de nosso dias, Jesus seria um derrotado. Não tinha onde reclinar a cabeça e ainda jovem foi vencido e crucificado numa cruz entre dois marginais. O fato, porém, é que ele foi vitorioso e não temos registro de alguém, como ele, que tenha sido tão bem sucedido naquilo que se propôs.

Davi experimentou derrotas pontuais em sua trajetória. Entretanto, no balanço final de sua vida foi considerado vitorioso, tornou-se referência para o povo de Israel e muitas outras nações e, o que é mais importante, foi considerado um homem segundo o coração de Deus.

Estudando sua história percebemos que ele foi um bom administrador. Em seu governo consolidou-se a conquista da terra prometida e ainda lançou-se bases para o progresso alcançado no reinado de Salomão. Sua vitória, porém, não se deveu apenas à sua competência técnico-política como administrador, mas aos valores espirituais que cultivava. Um deles era a justiça.

Sem que um senso de justiça norteie nossa vida não há como sermos bem sucedido. Alguém pode até sentir-se vitorioso agindo injustamente, mas colherá os resultados maléficos de tal postura.

Um desses resultados nocivos acaba sendo sentido na cama. Quem não age com justiça, não consegue dormir em paz. No mínimo tem um injustiçado com que se preocupar. E nada evidencia mais uma derrota na vida do que colocar a cabeça no travesseiro e não poder desfrutar um sono tranquilo por estar em falta com Deus.

(Texto produzido para a Revista Manancial, da UFMBB e publicado na 1ª quinzena de maio)

0 comentários: