sábado, 1 de agosto de 2009

Graça em arte e adoração (2008)

Arte e adoração sempre andaram juntas. Mesmo reconhecendo que adoração, antes de tudo, é um sentimento de encantamento diante do esplendor da vida que nos leva a uma atitude de prostração, de humildade diante do absoluto, a força de tal sentimento é tão extraordinária que há um incontido desejo de materializá-lo.

Assim, ao longo da história da humanidade, em todas as épocas e lugares, seres humanos têm interagido com a realidade e tentado, digamos, “copiar” o Criador, no que se refere à capacidade de criar. Numa inequívoca manifestação de que somos sua imagem e semelhança, transformamos a criação em objetos, imagens, sons que retratam a beleza e a complexidade da vida.

A busca pelo aperfeiçoamento de nossas criações em todas as áreas, tem como referência a natureza que está ao nosso alcance e, num certo sentido, a arte é uma forma de nos sentirmos em harmonia com aquele que a criou. Assim, podemos dizer que, mesmo inconscientemente, cada vez que nos envolvemos no labor artístico estamos indicando um anseio espiritual de afinidade com o ser que é autor da vida.

É fato que, por maior e mais aperfeiçoada que seja a genialidade criativa humana, a arte é insuficiente para estabelecer de maneira plena e satisfatória nossa comunhão com o Eterno. Daí a iniciativa divina que, numa manifestação de graça, vem até nós em Cristo Jesus, preenchendo tal lacuna. E nós, agraciados, respondemos com mais adoração, através da arte do viver.

“Graça em Arte e Adoração” é uma oportunidade de nos capacitarmos um pouco mais na arte do viver e do expressar sentimentos espirituais. Neste espírito, registramos em nome da Igreja Batista da Graça, nossa alegria por sua participação.

0 comentários: